Reaproveitamento das Chapas: Desperdício Zero

Publicado em
Por Alessandra Costa
Reaproveitamento das Chapas: Desperdício Zero

Entenda qual é a importância do reaproveitamento de plásticos e conheça algumas das ações que a Lamiex realiza em prol do meio ambiente.

Há 18 anos no mercado, a Lamiex é especialista em transformar plásticos em soluções, mais especificamente na produção de chapas de PP e PEAD. Os plásticos são indispensáveis para o nosso cotidiano, mas também entendemos o quanto a má administração de resíduos pode ser prejudicial ao planeta.

Dados como os da WWF (Fundo Mundial para a Natureza, em português), que mostram que o Brasil é o quarto país que mais produz lixo, são alarmantes. No levantamento feito em 2019, foi constatado que 2,4 milhões de toneladas de plásticos são descartadas de forma irregular no país*. Nós não queremos contribuir nessa estatística.

A Lamiex entende sua responsabilidade e a importância da sustentabilidade. Por isso, a empresa conta com soluções para reaproveitamento de plásticos. Confira a seguir quais são elas.

Reaproveitamento de Plásticos na Lamiex

Desde a sua fundação, a sustentabilidade faz parte da filosofia da Lamiex. Prova disso são as diversas iniciativas que a empresa realiza em prol do meio ambiente, desde o sistema circular da água do processo fabril, que dispensa descarte, até ações de logística reversa de seus produtos.

Relativo à sustentabilidade no uso de plásticos a Lamiex realiza as seguintes ações:

  • Logística reversa de aparas do cliente para relaminação;
  • Produção de chapas recicladas;
  • Retorno dos refiles e refugos não contaminados;
  • Destinação correta de materiais contaminados.

Logística Reversa de Aparas do Cliente para Relaminação

A primeira solução para reaproveitamento de plásticos na Lamiex é o LAMISERVICE. Esse serviço de relaminação funciona da seguinte maneira:

  • O cliente que tiver resíduos de PP ou PEAD de sua produção e que atendem as exigências da Lamiex pode enviar as aparas novamente para a nossa empresa;
  • Nós reprocessamos os resíduos e geramos novas chapas a partir deles;
  • Essas chapas retornam para o próprio cliente que forneceu as aparas, gerando um ciclo sustentável.

Com o LAMISERVICE sua empresa investe na redução de impactos ambientais e ainda diminui custos de produção, resultando em dupla vantagem.

Produção de Chapas Recicladas

Para além da nossa preocupação com o destino das nossas chapas, também realizamos serviços de redução de impacto ambiental ao produzir chapas recicladas, que podem ser destinadas para diversas utilidades.

Há duas fontes para este material reciclado:

  • A primeira são empresas recicladoras parceiras, que fornecem material de PP e PEAD com certificado de qualidade para garantir o material e algumas propriedades.
  • A segunda também está inserida em uma política de logística reversa da Lamiex. Caso o cliente tenha aparas de PP ou PEAD resultantes do seu processo, mas não tenha interesse no serviço LAMISERVICE, compramos as aparas que atenderem nossos requisitos de aceitação. Assim, além de contribuir com o meio ambiente, o cliente ainda consegue reaver uma parte do valor investido na chapa virgem e reduzir custos de destinação de resíduos sólidos.

Vale destacar que independente da fonte, estes materiais são destinados exclusivamente para chapas recicladas.

Retorno dos Refiles e Refugos Não Contaminados

Mesmo na própria produção das chapas virgens, a Lamiex preza pela sustentabilidade.

As sobras de produção, como refile (cortes das laterais) e refugo não contaminados (como chapas reprovadas por motivos dimensionais), não são descartadas. Este material passa por moinhos e peneiras e retorna para o processo de laminação.

Esta ação garante uma chapa ecologicamente sustentável e não impacta em nada a qualidade do nosso produto.

Destinação Correta de Materiais Contaminados

Apesar de todos os cuidados para não gerarmos resíduos, é inevitável que alguns materiais sofram contaminações que impeçam seu reuso. Nestes casos a Lamiex destina esses resíduos a uma empresa parceira, com os mesmos propósitos sustentáveis da Lamiex, para um melhor aproveitamento desse plástico. Essa empresa recebe todos os resíduos e dá uma destinação correta para o material.

Por que as ações de reaproveitamento de plásticos são tão importantes?

A logística reversa, a reciclagem, o reaproveitamento sustentável e a correta destinação são formas racionais de tratar as aparas e resíduos gerados todos os dias pela indústria plástica, amortizando consideravelmente um dos grandes problemas que o setor enfrenta: a destinação dos resíduos.

Ações como as realizadas pela Lamiex revalorizam esses materiais, fazendo com que eles se tornem úteis novamente e gerem outros benefícios como:

  • Redução do volume de materiais plásticos destinados a aterros, lixões, mares, rios e solos;
  • Redução da necessidade de extração de matéria prima de origem fóssil;
  • Possível retorno financeiro aos clientes e à Lamiex;
  • Melhora da imagem das empresas que fazem parte desta cadeia produtiva;
  • Maior credibilidade;
  • Conquista de novos espaços no mercado.

Como você pôde perceber, a Lamiex leva à sério a sustentabilidade e sugerimos que sua empresa também tenha essa visão, até porque a sustentabilidade se tornou um dos critérios de compra dos consumidores e realizar ações em prol do meio ambiente pode gerar um grande diferencial para a sua empresa.

Com ações simples de sustentabilidade e com parceria, vamos juntos mudar a realidade do país em relação ao aproveitamento dos plásticos!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Novidades

Mercado de Polímeros: veja o cenário e as expectativas para 2022

Dicas

Diferença entre economia linear e circular

Dicas

Diferença entre PP e PE | Onde são usados?

Dicas

Cartão BNDES: use o seu na Lamiex

Indústria de Chapas de Polipropileno e Polietileno
Diplex Distribuidora de Plásticos Ltda.
(41) 3033-3777 ou (41) 99666-2111
lamiex@lamiex.com.br
Rua Apucarana, 990 - Pinhais
Paraná - CEP 83324-450

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.