Conheça mais de 10 aplicações do plástico no setor agrícola e descubra quais são as vantagens que esse material oferece para o agronegócio.
Você sabia que o agronegócio é responsável por cerca de ¼ do PIB brasileiro, além de contribuir para 40% das exportações do país e gerar aproximadamente 37% dos empregos no Brasil? Esses dados do Indicador Brasil, da Expedição Safra, são a prova de que o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira.
Mas, o que talvez você não saiba é que os materiais plásticos podem oferecer inúmeras vantagens para o setor agrícola. É verdade que antes os termoplásticos praticamente não apareciam no setor. Porém, conforme a tecnologia foi se desenvolvendo, ela também foi sendo levada para o campo.
Isso permitiu que, atualmente, os termoplásticos possam ser aplicados de inúmeras formas, contribuindo para a redução de perdas e para um aumento da produtividade. Quer saber onde o plástico pode ser usado no setor agrícola? Vamos te contar na sequência.
O plástico e o setor agrícola
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o consumo global de plásticos destinados ao setor agrícola passa dos 6,5 milhões de toneladas. Em contrapartida, no Brasil, essa utilização ainda é pequena. Somente cerca de 2,8% do consumo total de plásticos no país é destinado a esse segmento.
Porém, esse número tende a aumentar. Afinal, esse é um mercado com grande potencial de crescimento. Sem falar que o plástico oferece inúmeras vantagens, que podem ser decisivas para o desenvolvimento do setor agrícola.
Principais vantagens da utilização do plástico
Boa parte das vantagens que o plástico oferece ao setor agrícola estão relacionadas às suas propriedades mecânicas. Nesse sentido, podemos destacar a resistência a impactos e o baixo peso. Outra característica muito importante desse tipo de material é a sua versatilidade, já que permite um grande leque de aplicações.
Além disso, não podemos deixar de citar sua excelente durabilidade, a boa rigidez, a fácil usinagem e moldagem e a possibilidade de ser reciclado. Todas essas características, quando usadas em pról do setor agrícola oferecem vantagens, como:
- Menor custo para manter as necessidades básicas do campo, como irrigação e cultivo;
- Redução de perdas;
- Maior facilidade no manejo do solo;
- Melhora no controle de pragas;
- Otimização do uso da água.
Quais são as aplicações do plástico no segmento?
Irrigação
Como você deve saber, a irrigação correta do solo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento total das culturas. Inclusive, o setor é responsável por 72% do consumo de água no país, de acordo com dados da Agência Nacional das Águas (ANA). Nesse sentido, o plástico tem contribuído consideravelmente para a otimização desse recurso natural.
As peças termoplásticas são utilizadas desde os equipamentos para armazenamento da água, até à sua distribuição. Alguns exemplos disso são os sistemas de irrigação, normalmente fabricados em polietileno. Esses sistemas fazem a irrigação por meio do gotejamento, garantindo maior controle do uso da água.
Além disso, o plástico também é utilizado na produção de tubos artesianos. Sem falar que os reservatórios e cisternas também são feitos em materiais plásticos. Com isso, o plástico ajuda a deixar o setor agrícola menos dependente das mudanças climáticas e das estações de chuva.
Cultivo
Na fase de cultivo das culturas, o uso do plástico é ainda mais versátil. Ele aparece, por exemplo, na estrutura e cobertura das estufas. Esse espaço é utilizado pelos produtores para a preparação das mudas. Nesse caso, cria-se o ambiente ideal para o desenvolvimento das plantas. Ou seja, ele funciona como uma espécie de berçário.
O material também é utilizado na técnica Mulching, que usa filme plástico para cobrir e proteger o solo. Esse método cria uma barreira que impede a evoração da água, mantendo o solo úmido. Além disso, ele também evita o crescimento de ervas daninhas.
Também precisamos destacar as telas que protegem as plantações contra granizo, por exemplo. Elas geralmente são feitas em polipropileno e rafia, e são bastante comuns no campo.
Mas isso não é tudo! Uma das mais importantes aplicações do plástico é para fabricação de peças para máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras, por exemplo. Esse é o caso do Lamipro. Suas chapas de polipropileno com alta resistência química são ideais para o uso no setor, já que tem as seguintes características:
- Alta resistência química;
- Baixa absorção de umidade;
- Baixo peso específico;
- Ótima resistência a impactos;
- Excelente isolamento elétrico.
Armazenamento
Na etapa de armazenamento dos produtos do setor agrícola, o plástico aparece principalmente para substituir materiais nas edificações, como a madeira e o ferro. Esse é o caso das lonas para silos, locais usados para armazenar e secar os produtos agrícolas.
Além disso, também podemos destacar o silo bolsa. Ele é uma espécie de túnel plástico, que cria um ambiente sem oxigênico. De fácil instalação e com excelente custo-benefício, seu principal objetivo é aumentar a conservação dos produtos.
Transporte
Por fim, não poderíamos deixar de citar o uso do plástico no transporte dos produtos do setor agrícola. Como você pode imaginar, esse material é muito comum durante o processo de ensacamento. Afinal, a utilização de embalagens, como sacos de polipropileno e contentores flexíveis, é muito comum.
Mas, além disso, o plástico também é fundamental durante o transporte em si. Nesse caso, o polipropileno é muito utilizado, especialmente devido à sua leveza e resistência, quando comparado com outras matérias-primas. Por essa razão, ele pode ser utilizado para revestir caminhões e caçambas.
Esse é o caso do Lamitruck. Essas chapas laminadas de PEAD, da Lamiex, foram desenvolvidas especialmente para evitar o tombamento e agilizar a descarga dos caminhões. Sendo assim, ele contribui para tornar o transporte de terrra, grãos e calcário mais eficiente, rápido e seguro. Sem falar que ele ainda diminui a necessidade de manutenções.
Essas são algumas das principais utilizações do plástico no setor agrícola. E se você quer saber mais sobre o mercado de termolábeis, clique aqui e acompanhe o blog da Lamiex.