Pesquisar
Close this search box.

A tecnologia do laboratório Lamiex

Saiba mais sobre o laboratório da Lamiex e conheça todos os testes que são realizados para garantir a mais alta qualidade dos produtos da empresa.

Como você já deve saber, a Lamiex é especialista em produzir chapas laminadas de Polipropileno e Polietileno. E para garantir a mais alta qualidade dos nossos produtos, a LAMIEX tem investido em diversos equipamentos de laboratório. Este laboratório interno tem o intuito de otimizar estudos internos, realizar análises comparativas entre materiais, agilizar no desenvolvimento de novos produtos, auxiliar em eventuais investigações para encontrar causas raízes de reclamações, entre outras demandas internas.

Com os equipamentos adquiridos conseguimos realizar ensaios mecânicos (tração, flexão, compressão, rasgamento, abrasividade), térmicos (índice de fluidez, dilatação térmica), físicos (densidade, resistência a radiação UV, teste de cor e teor cinzas) e elétrico (resistência elétrica).

Quais equipamentos compõem o laboratório da Lamiex?

Conforme dito anteriormente, o laboratório da Lamiex é composto por diversos equipamentos que permitem a realização de diferentes ensaios nos materiais da empresa. Dentre os principais, estão:

  • Máquina de Ensaio Universal: utilizada na realização de testes de tração, flexão, compressão e rasgo.
  • Abrasímetro: utilizada para medir a abrasividade.
  • Plastômetro: utilizada para medir o índice de fluidez.
  • Banho Maria: utilizada para medir o coeficiente de dilatação térmica.
  • Picnômetro: utilizado para medir a densidade.
  • Câmara de intemperismo acelerado: utilizado para medir a resistência a radiação UV.
  • Medidor de resistividade de superfície: utilizado para medir a resistência elétrica.
  • Colorímetro: utilizado para medir a cor.
  • Mufla: utilizado para medir o teor de cinzas.

Tipos de ensaios

Por ser bem equipado, o laboratório da Lamiex permite que diferentes tipos de ensaios sejam realizados em suas dependências. A seguir, vamos falar detalhadamente sobre cada um deles.

Ensaios Mecânicos

Tração

O ensaio de tração demonstra o comportamento mecânico do material, quando este é submetido a forças axiais (estiramentos), ou seja, quando as duas extremidades do corpo de prova são tracionadas em sentidos opostos. Este ensaio determina a curva tensão vs deformação, permitindo a leitura das propriedades:

  • tensão no escoamento;
  • alongamento no escoamento;
  • tensão máxima de tração;
  • alongamento na tensão máxima;
  • tensão na ruptura;
  • alongamento na ruptura;
  • redução de área;
  • módulo de Young.

Nossos ensaios são baseados na metodologia da norma ASTM D638.

Flexão

Neste ensaio, o corpo de provas é apoiado em suas duas extremidades e é aplicado uma carga mecânica crescente no centro do corpo de provas, até que este venha a romper ou atinja um ângulo pré-estabelecido. Este ensaio determina o módulo de tensão e a tensão máxima suportada pelo corpo de provas, propriedades importantes para o controle de qualidade do material e para avaliar o desempenho deste quando submetidos a carga de flexão. Nossos ensaios são baseados na metodologia da norma ASTM D790.

Compressão

O ensaio de compressão determina o comportamento de um corpo de prova quando comprimido. Este corpo de prova é usinado no formato cilíndrico e posicionado entre duas chapas na máquina universal, quando é submetido a força axial em sentidos opostos, pressionado o material. As propriedades que podem ser obtidas a partir deste ensaio são:

  • Módulo de elasticidade;
  • Tensão de escoamento

Nossos ensaios são baseados na metodologia ASTM D695.

Rasgamento

O ensaio de rasgamento indica onde a ruptura é iniciada e propagada quando o corpo de prova é submetido a força de tração na máquina universal. Este ensaio determina a resistência ao rasgamento do material. Nosso ensaio é realizado baseado na norma ASTM D624.

Abrasividade

Este ensaio apresenta a taxa de desgaste que o corpo de prova sofre ao ser exposto a determinada fricção. A partir desta análise é possível identificar os materiais com maior resistência a abrasão para indicar para aplicações que este tipo de desgaste pode ocorrer.

Ensaios Térmicos

Índice de Fluidez

Este ensaio é realizado no plastômetro, e indica a quantidade, em gramas, do polímero que é extrudado, em condições padrão, em um período de 10 minutos. Este resultado representa a facilidade de fluxo da resina fundida.

dilatação térmica

Este ensaio demonstra o comportamento do material quando exposto a distintas temperaturas. O teste consiste em expor um corpo de prova a determinadas temperaturas e verificar a variação dimensional que o corpo sofre. Esta informação é importante para produtos que ficarão expostos a diferentes temperaturas, podendo comprometer o processo caso esta propriedade não seja estudada.

Ensaios Físicos

Densidade

O ensaio de densidade é muito utilizado para controle de qualidade, para verificar a uniformidade de lotes, para avaliar mudanças físicas em uma amostra, para definir a aplicação de determinados materiais etc.

Resistência a lux UV

Este ensaio é realizado para determinar o período que um material pode ficar exposto a luz UV sem degradar ou ter suas propriedades mecânicas impactadas. Ele é realizado em paralelo com outras análises, por exemplo a tração, flexão, compressão, tudo depende da finalidade do material a ser testado.

Teste de cor

A percepção das cores varia entre cada observador, a luz interage com um objeto que desta forma é percebido pelo olho humano. Além do fator luz, a cor é um processo psico-visual, ou seja, trata-se da forma que o cérebro interpreta a luz captada pelos olhos. Por ser um fenômeno subjetivo, este ensaio tem o objetivo de descrever de forma precisa a cor de um material, auxiliando o controle de qualidade de muitas áreas que a cor é primordial no processo, como de fabricação de plásticos, por exemplo.

Teste de teor de cinzas

Este ensaio tem o objetivo de determinar o teor de carga inorgânica presente na formulação. As cargas apresentam diversas funções quando inseridas na matriz polimérica, podendo servir de enchimento, para reduzir custo, para reforço mecânico, entre outras funcionalidades. Este teste é baseado na metodologia ASTM D5630.

Ensaios elétricos

Resistência a eletricidade

Este ensaio mede o quanto um material plástico é resistente ao fluxo de corrente elétrica. Esta análise é importante para escolha do material ideal para aplicações que exijam determinado comportamento, como isolamento ou condução como características requeridas. Capa de fios elétricos, por exemplo, devem ser isolantes elétricos para possibilitar seu manuseio.

Compartilhe esse post!
Leia mais

22/04/2024

Como são fabricadas as chapas de PP e PEAD

Você já se perguntou como são fabricadas as versáteis e duráveis chapas de Polipropileno (PP) e Polietileno de Alta Densidade (PEAD)?

21/04/2024

Substituição de Chapas de PVC por PP e PEAD

Descubra como a substituição de chapas de PVC por chapas de PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, melhorando sustentabilidade e performance em diversas aplicações.

21/03/2024

Substituir Chapas de Alumínio por PP ou PEAD

Explore como substituir chapas de alumínio por PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, oferecendo soluções sustentáveis, duráveis e versáteis em diversas aplicações.

07/02/2024

Substituindo o Aço Inox por Chapas de PP ou PEAD: Aplicações e Vantagens

Descubra como chapas de PP e PEAD estão substituindo o aço inoxidável nas indústrias, reduzindo custos e promovendo sustentabilidade. Explore aplicações e por que são alternativas ideais ao aço inox.

15/12/2023

Lamiex recebe homenagem da Prefeitura de Pinhais

Reconhecimento simboliza nossa jornada de inovação, compromisso com a sustentabilidade e dedicação ao desenvolvimento do nosso querido município.

15/12/2023

Time de Voleibol de Curitiba disputará campeonato internacional no Chile com patrocínio da Lamiex

O campeonato acontece em janeiro de 2024 e contará com seleções do Chile, Argentina e Brasil.

Copyright 2023 @ Lamiex. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.