Pesquisar
Close this search box.

Lamifire: Laminado de PP com aditivo retardante a chamas

Conheça o Lamifire, a chapa de polipropileno com retardante a chamas, indicada para espaços que demandam proteção contra incêndios.

A Lamiex é uma empresa especializada na fabricação de chapas de polipropileno e polietileno. Em seu portfólio existem inúmeras soluções, inclusive algumas delas são voltadas a públicos específicos, com demandas exigentes. Esse é o caso, por exemplo, do segmento de efluentes e galvanoplastia.

Para atender esse importante nicho e todas as suas demandas, a Lamiex desenvolveu um produto exclusivo: o Lamifire. Essa chapa de polipropileno (PP) com retardante a chamas foi desenvolvida especialmente para ambientes que precisam de proteção contra incêndios. Com excelente resistência química, ela ainda é fácil de ser usinada e soldada.

Quer saber mais sobre o Lamifire? Continue a leitura.

O que é Lamifire?

O Lamifire foi criado para atender às exigências de fabricação de produtos como tanques de galvanoplastia e demais equipamentos que demandam proteção contra incêndio, ou seja, queima e combustão. Por essa razão, o laminado de polipropileno conta com aditivo retardante a chamas, obtendo certificação UL94 V-2.

Desenvolvido a partir de uma blenda de homo e copolímero de PP, o Lamifire é composto por uma resina naturalmente translúcida e leitosa. Com o mais alto padrão de qualidade, esse produto atende a diversos segmentos, mas é especialmente indicado para os setores de galvanoplastia e efluentes.

Diferenciais

O grande diferencial do Lamifire é o aditivo retardante a chamas que ele recebe durante sua fabricação. Devido a ele, o produto obtém certificação UL94, com classificação HB para flamabilidade horizontal e classificação V-2 para flamabilidade vertical. Sem falar que ele ainda pode receber outros aditivos e/ou pigmentos.

Mas isso não é tudo. Outro grande destaque do Lamifre é sua excelente durabilidade e qualidade, fatores que contribuem diretamente para o aumento da vida útil de tanques e demais peças que utilizam essa chapa. Além disso, também precisamos ressaltar que esse produto é uma alternativa inteligente, já que substitui com superioridade materiais como inox, em diversas aplicações.

Características

Com relação às principais características do Lamifire, podemos destacar:

  • Baixa densidade;
  • Excelente rigidez;
  • Fácil moldagem;
  • Fácil usinagem;
  • Isolamento elétrico;
  • Isolamento térmico;
  • Resistência a impactos;
  • Alta resistência química;
  • Retardante à chama.

Aplicações

Como dissemos anteriormente, o Lamifire atende a diferentes setores. Sendo assim, ele pode ser utilizado em inúmeras aplicações. Alguns exemplos, são:

  • Tanques de galvanoplastia;
  • Baterias;
  • Tanques de químicos inflamáveis;
  • Lavadores de gás;
  • Linhas de pinturas;
  • Dutos de exaustão ou ventilação.

Ficha técnica

É claro que antes de tomar qualquer decisão com relação aos produtos que serão utilizados na sua empresa, é fundamental conhecer todas as suas especificidades. Por essa razão, preparamos uma tabela para te ajudar a ter certeza de que o Lamifire é a escolha ideal para as demandas da sua fabrica.

Tabela de propriedades

Propriedades MecânicasMétodo ASTMUnidadesValores
DensidadeInternog/cm³0,920
Tensão no EscoamentoD638*MPa14
Alongamento no EscoamentoD638*%4,4
Tensão Máxima de TraçãoD638*MPa28
Alongamento na Tensão MáximaD638*%20
Tensão na RupturaD638*MPA18
Alongamento na RupturaD638*%193
Redução de ÁreaD638*%84
Módulo de YoungD638*MPa722
Módulo de Tensão (Flexão)D790*MPa1378
Tensão Máxima de FlexãoD790*MPa35

Com relação à sua resistência química, vale lembrar que as resinas de PP contam com boa resistência a inúmeros solventes e produtos químicos. Neste link, você obtém informações específicas sobre o assunto. Já, no que diz respeito à exposição do Lamifire à radiação UV (luz e sol), é importante frisar que ela não é recomendada sem que haja a adição de anti UV.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre as medidas das chapas. Elas normalmente variam entre:

  • Espessura: 3 a 30mm;
  • Largura: até 2600mm;
  • Comprimento: sob consulta.

Vale ressaltar que a largura máxima da chapa depende diretamente da espessura definida. Sendo assim, para medidas especiais e outras dúvidas, é fundamental entrar em contato com um de nossos especialistas.

Esperamos que após esse conteúdo, você tenha percebido todas as vantagens que o Lamifire pode proporcionar para a sua empresa. Mas, se você ainda tem dúvidas, basta entrar em contato com um dos nossos colaboradores. Eles estão prontos para responder todas as suas perguntas. E se você quer conferir mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar nossas redes. Clique aqui e acesse.

Compartilhe esse post!
Leia mais

22/04/2024

Como são fabricadas as chapas de PP e PEAD

Você já se perguntou como são fabricadas as versáteis e duráveis chapas de Polipropileno (PP) e Polietileno de Alta Densidade (PEAD)?

21/04/2024

Substituição de Chapas de PVC por PP e PEAD

Descubra como a substituição de chapas de PVC por chapas de PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, melhorando sustentabilidade e performance em diversas aplicações.

21/03/2024

Substituir Chapas de Alumínio por PP ou PEAD

Explore como substituir chapas de alumínio por PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, oferecendo soluções sustentáveis, duráveis e versáteis em diversas aplicações.

07/02/2024

Substituindo o Aço Inox por Chapas de PP ou PEAD: Aplicações e Vantagens

Descubra como chapas de PP e PEAD estão substituindo o aço inoxidável nas indústrias, reduzindo custos e promovendo sustentabilidade. Explore aplicações e por que são alternativas ideais ao aço inox.

15/12/2023

Lamiex recebe homenagem da Prefeitura de Pinhais

Reconhecimento simboliza nossa jornada de inovação, compromisso com a sustentabilidade e dedicação ao desenvolvimento do nosso querido município.

15/12/2023

Time de Voleibol de Curitiba disputará campeonato internacional no Chile com patrocínio da Lamiex

O campeonato acontece em janeiro de 2024 e contará com seleções do Chile, Argentina e Brasil.

Copyright 2023 @ Lamiex. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.