Chapa de Polipropileno PP com anti UV
Chapas de PP com anti UV e retardante à chamas.
Tubos e conexões de PPR de alta performance para indústria
Mídias de Polipropileno para Comunicação Visual.
Chapas de PE com Alta Resistência ao Desgaste
Linha de Chapas de Polipropileno
Piso antiderrapante de PP
Chapa de PP com retardante a chama
Linha de chapas de PE
Chapa de PEAD dupla texturizada com anti UV
Chapa de PEAD Autolubrificante
Revestimento para Caçambas Chapa de PEAD
Fio de Solda PP ou PEAD de alta qualidade utilizado para soldar chapas e tubos.
Chapa de PEAD processada ou relaminada
Chapa de Polipropileno reprocessada (PP) com alta resistência química
Descubra quanto o mercado de polímeros movimentou nos últimos anos e confira alguns fatores que podem influenciar o setor em 2022.
O polipropileno e o polietileno são polímeros feitos a partir de resinas versáteis e que estão presentes em quase todas as cadeias de produção. Justamente por serem tão utilizados, nos últimos anos eles vem apresentando bons números. Inclusive, a expectativa é de que, entre 2021 e 2029, o mercado de plásticos moldados por injeção cresça a uma taxa anual de 4,6%.
Quer saber mais sobre o mercado de polímeros no Brasil? Continue a leitura.
No Brasil, o consumo de polímeros mostra grande expansão. O consumo de polipropileno, por exemplo, vem apresentando um crescimento de 6,5% ao ano. Parte disso se deve especialmente à versatilidade dos insumos derivados do plástico, que devido a essa e outras características, fazem com que ele seja uma boa opção para substituir materiais como aço, madeira e borracha.
Afinal, os polímeros oferecem inúmeras vantagens. Dentre as principais, estão:
Sem falar que, em muitos casos, o desempenho e a durabilidade dos polímeros também são maiores do que os dos insumos originais. Ou seja, na prática, eles oferecem maior eficiencia com custo reduzido.
Se a indústria de polímeros apresenta um crescimento constante, é claro que outros dados do setor também se mostram positivos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), em 2020, o setor contava com 12.151 empresas. Consequentemente, em 2021, essa indústria foi responsável por 349.928 empregos.
Já no que diz respeito à produção física do setor, de maneira geral, foram calculadas 7,1 milhões de toneladas em 2021. Esses números levaram a um faturamento de R$127,5 bilhões. Porém, em comparação com 2020, a produção física mostrou uma retração de -1,8%. Nessa comparação, apenas os tubos e acessórios para construção civil apresentaram números positivos, com avanço de 9,4%.
Como dissemos anteriormente, o polipropileno e o polietileno estão presentes em inúmeras cadeias de produção. A indústria de embalagens é um exemplo, já que conta com a fabricação de tampas de refrigerantes, lacres, potes para freezer, entre outros.
O setor têxtil também é um dos que utilizam esses polímeros. Inclusive, o polipropileno é um dos tecidos mais utilizados no segmento de fibras têxteis.
Além disso, os polímeros também estão presentes na produção de:
É praticamente impossível falar sobre o mercado de polímeros sem citar a pandemia do coronavírus. Afinal, assim como os demais setores, essa indústria também sofreu durante esse período.
Foram praticamente dois anos de desabastecimento do mercado. Afinal, durante esse período, o consumo de embalagens para produtos de limpeza, máscaras e roupas hospitalares cresceu exponencialmente. Isso provocou uma falta de matéria-prima, frente à tamanha demanda.
Consequentemente, os preços também subiram. Em 2021, as resinas passaram por um reajuste de 45%. E, em toda a pandemia, elas passaram de 80%.
Quando finalmente era possível ver uma certa estabilidade no mercado, especialmente devido às vacinas e a retomada do comércio, o setor se deparou com um novo obstáculo: a inflação e a alta dos juros.
Não é difícil perceber o quanto esses dois fatores influenciam a indústria. Afinal, a inflação reduz o poder aquisitivo. Consequentemente, ocorre uma retração do consumo.
Mas isso não é tudo. Em 2022, também existem outros fatores que podem influenciar no mercado de polímeros. Os principais são as eleições e a Guerra na Ucrânia. Afinal, os polímeros são fabricados a partir de resinas derivadas do petróleo. Ao mesmo tempo, o polipropileno, o polietileno e outros plásticos são commodities. Sendo assim, se o preço do petróleo sobe no mercado internacional, o mercado nacional também é afetado.
Porém, mesmo com um cenário de incertezas, uma coisa é certa: as previsões para 2022 seguem positivas. Afinal, a expectativa é de que essas dificuldades, especialmente no que diz respeito a escassez de insumos causada pela pandemia, tenha se estabilizado ainda no primeiro trimestre deste ano. Com isso, o mercado pode olhar com maior entusiasmo para os próximos meses.
Gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre o mercado de polímeros? Acesse o blog da Lamiex e conheça mais!
20/01/2025
Tendências do Plástico no Brasil e no Mundo para 2025: Sustentabilidade, Inovação e Expansão de Mercados.
O setor de plásticos está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela sustentabilidade, inovação e a expansão de mercados. Em 2025, tendências como a reciclagem avançada, produtos atóxicos e a eliminação de plásticos problemáticos estão moldando o futuro da indústria.
Copyright 2023 @ Lamiex. Todos os direitos reservados.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.