Pesquisar
Close this search box.

Lamiex alcança marco em sustentabilidade com Certificação obtida na Mentoria ESG

Lamiex alcança marco em sustentabilidade com certificação ESG

A Lamiex alcançou um marco importante ao obter a Certificação ESG, evidenciando o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis. Este reconhecimento foi conquistado após a conclusão bem-sucedida do programa de Mentoria ESG, desenvolvido pelo Sesi Paraná em parceria com o Senai Paraná, que reflete o compromisso da Lamiex com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.

“Moldamos um futuro melhor com uma presença positiva no mundo, por meio de programas com foco em sustentabilidade, diminuição de resíduos, preservação de recursos e economia circular, contribuindo para a indústria, o mercado e a sociedade”.

Comitê de ESG da Lamiex

A Mentoria ESG com ferramenta Lean foi um divisor de águas para a Lamiex. O programa objetivou a disseminação e implementação de práticas ESG, com foco em melhorar processos ambientais, sociais e de governança.

A Lamiex, desde 2004, vem investindo em sustentabilidade, inovação e tecnologia no processo de fabricação de chapas laminadas de polietileno e polipropileno, atendendo a demandas de vários setores como tratamento de efluentes, agroindústria, saúde, e mais, demonstrando comprometimento com a sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva.

Mentoria ESG: Impulsionando a Sustentabilidade na Indústria Paranaense

A Mentoria ESG, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI-PR), por meio do Centro de Inovação SESI, em parceria com o Habitat SENAI e o Instituto de Meio Ambiente e Química, representa um esforço significativo para integrar práticas de sustentabilidade nas indústrias da região. Este programa tem o objetivo de não apenas educar, mas também capacitar as empresas a implementarem iniciativas, processos e projetos que estejam alinhados com os princípios do Environmental, Social, and Governance (ESG).

O programa busca oportunizar a adoção de práticas sustentáveis nas indústrias paranaenses, por meio da Certificação ESG. A iniciativa visa direcionar recursos para a implementação de estratégias e ações que refletem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Além disso, busca-se alinhar as operações industriais com normas e padrões que respeitem e promovam a responsabilidade ambiental, social e de governança.

Pilares da Mentoria ESG

Ambiental

Foca na gestão eficiente e sustentável de recursos naturais, abordando questões como:

  • Gestão de resíduos e emissões.
  • Uso consciente de água e energia.
  • Preservação da biodiversidade.
  • Redução de desmatamento, poluição e impactos das mudanças climáticas.

Social

Este pilar aborda a relação da indústria com seus stakeholders, incluindo:

  • Criação de um ambiente de trabalho seguro e diversificado.
  • Relacionamento ético e responsável com comunidades, clientes e fornecedores.
  • Responsabilidade pelo impacto social dos produtos e serviços.

Governança

Enfatiza a importância de uma gestão corporativa ética e eficaz, contemplando:

  • Práticas de compliance e transparência.
  • Diversidade e qualidade na governança corporativa.
  • Políticas éticas de gestão de fornecedores e stakeholders.

A Mentoria ESG representa uma oportunidade para as empresas paranaenses não apenas cumprirem com as exigências regulatórias e de mercado, mas também assumirem um papel de liderança em sustentabilidade. Através desta iniciativa, empresas como a Lamiex estão demonstrando seu compromisso com práticas que não apenas beneficiam o ambiente e a sociedade, mas também promovem uma governança corporativa mais forte e ética. É um movimento em direção a um futuro mais verde, justo e responsável para o Paraná e além.

Mentoria ESG: Disseminando práticas sustentáveis na indústria paranaense

A Mentoria ESG avalia o nível de maturidade em sustentabilidade da empresa e a partir desse diagnóstico os indicadores são priorizados para serem potencializados por meio de uma ferramenta lean. Ao passar por todas as etapas da Mentoria ESG, a Lamiex obteve todos os índices necessários para ser reconhecida como uma empresa que pratica e dissemina o ESG na indústria.

Etapas do programa:

  • Análise dos documentos da indústria
  • Capacitação ESG
  • Diagnóstico
  • Práticas ESG
  • Reconhecimento com a Certificação ESG

Práticas ESG da Lamiex

Ambiental

A Lamiex adotou práticas que abrangem gestão de resíduos, uso eficiente da água, redução de emissões atmosféricas, entre outras. Isso demonstra um compromisso com a redução do impacto ambiental e a promoção de uma economia circular.

Social

No aspecto social, se destaca pela criação de um ambiente de trabalho seguro e diversificado, além de manter um relacionamento responsável com comunidades, clientes e fornecedores. Realiza eventos e ações na comunidade local, ajudando projetos sociais e a população.

Governança

A governança na Lamiex é marcada por qualidade, diversidade, eficácia, ética e transparência. Foram implementadas práticas de compliance e gestão de fornecedores, estabelecendo um padrão elevado de governança corporativa.

A conquista da Certificação ESG pela Lamiex não é apenas um reconhecimento das práticas sustentáveis, mas também um testemunho do compromisso contínuo com a inovação, a responsabilidade social e a governança ética. Este marco reafirma o papel da Lamiex como uma líder inspiradora na indústria paranaense, pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável e responsável.

Compartilhe esse post!
Leia mais

22/04/2024

Como são fabricadas as chapas de PP e PEAD

Você já se perguntou como são fabricadas as versáteis e duráveis chapas de Polipropileno (PP) e Polietileno de Alta Densidade (PEAD)?

21/04/2024

Substituição de Chapas de PVC por PP e PEAD

Descubra como a substituição de chapas de PVC por chapas de PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, melhorando sustentabilidade e performance em diversas aplicações.

21/03/2024

Substituir Chapas de Alumínio por PP ou PEAD

Explore como substituir chapas de alumínio por PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, oferecendo soluções sustentáveis, duráveis e versáteis em diversas aplicações.

07/02/2024

Substituindo o Aço Inox por Chapas de PP ou PEAD: Aplicações e Vantagens

Descubra como chapas de PP e PEAD estão substituindo o aço inoxidável nas indústrias, reduzindo custos e promovendo sustentabilidade. Explore aplicações e por que são alternativas ideais ao aço inox.

15/12/2023

Lamiex recebe homenagem da Prefeitura de Pinhais

Reconhecimento simboliza nossa jornada de inovação, compromisso com a sustentabilidade e dedicação ao desenvolvimento do nosso querido município.

15/12/2023

Time de Voleibol de Curitiba disputará campeonato internacional no Chile com patrocínio da Lamiex

O campeonato acontece em janeiro de 2024 e contará com seleções do Chile, Argentina e Brasil.

Copyright 2023 @ Lamiex. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.