Chapa de Polipropileno PP com anti UV
Chapas de PP com anti UV e retardante à chamas.
Tubos e conexões de PPR de alta performance para indústria
Mídias de Polipropileno para Comunicação Visual.
Chapas de PE com Alta Resistência ao Desgaste
Linha de Chapas de Polipropileno
Piso antiderrapante de PP
Chapa de PP com retardante a chama
Linha de chapas de PE
Chapa de PEAD dupla texturizada com anti UV
Chapa de PEAD Autolubrificante
Revestimento para Caçambas Chapa de PEAD
Fio de Solda PP ou PEAD de alta qualidade utilizado para soldar chapas e tubos.
Chapa de PEAD processada ou relaminada
Chapa de Polipropileno reprocessada (PP) com alta resistência química
Conheça todas as propriedades físicas, químicas e mecânicas que fazem do plástico um elemento tão importante para o segmento químico e industrial.
As empresas estão constantemente em busca de formas para garantir maior eficiência, economia, segurança e responsabilidade, tanto para as indústrias, quanto para seus consumidores. E é justamente por essas razões que os plásticos têm conquistado tanto espaço no segmento químico e industrial.
As principais razões para a substituição de materiais convencionais pelo plástico são os avanços tecnológicos e as próprias características dos polímeros. Afinal, são essas propriedades que fazem com que o plástico seja tão vantajoso para os mais diversos setores.
Quer saber mais sobre a importância desse material para o segmento químico e industrial e quais são suas principais aplicações? Confira na sequência.
Não é exagero afirmar que as soluções plásticas têm sido fundamentais para o desenvolvimento e inovação do segmento químico e industrial. A verdade é que o plástico possui propriedades químicas, físicas e mecânicas que as outras matérias-primas dificilmente conseguem alcançar.
É por essa razão que os polímeros estão substituindo cada vez mais os metais, aços e cerâmicas. Afinal, suas características oferecem maior versatilidade de uso e melhor desempenho frente a altas temperaturas e solventes, por exemplo.
Uma das principais vantagens do plástico é seu menor peso. Podendo ser até 50% mais leve do que peças fabricadas em metais ou vidros, os polímeros facilitam a produção dentro das fábricas, otimizando o tempo dos processos químicos. A consequência disso é a redução direta da emissão de gases poluentes.
A diminuição dos custos também é um dos fatores mais atraentes para o segmento químico e industrial. Isso vale tanto durante a fabricação, quanto para manutenções. No primeiro caso, isso acontece devido ao menor processamento da resina e as temperaturas mais brandas necessárias, que levam à redução do consumo de energia. Já as manutenções têm custos mais baixos devido à lubrificação dos produtos plásticos, que é menor em comparação com peças de aço e metais.
Além da redução dos custos e do menor peso, não podemos deixar de citar outras propriedades físicas dos polímeros que são extremamente importantes para o segmento químico e industrial. Uma delas é a possibilidade de mudar cores, texturas e outras características dos polímeros com facilidade, a partir da adição de certas substâncias. Isso oferece um leque maior de possibilidades no que diz respeito ao design dos produtos.
Mas isso não é tudo. Os plásticos também reduzem as chances de corrosão por agentes e condições ambientais. Ou seja, oferecem uma maior durabilidade. Sem falar que, tanto na fabricação de peças de equipamentos pesados para o processamento químico, quanto de produtos em geral, os polímeros garantem:
É claro que todos os setores industriais que utilizam o plástico se beneficiam de todas as vantagens mencionadas acima. Porém, podemos dizer que algumas características são mais importantes, dependendo do segmento.
O baixo peso, por exemplo, é fundamental para a indústria da aviação e automotiva. Afinal, devido a essa propriedade física, os plásticos ajudam a reduzir o consumo de combustível das aeronaves e também contribuem para o desenvolvimento de veículos mais eficientes.
Já na construção civil, os polímeros são muito procurados devido à durabilidade, resistência ao impacto e facilidade de manuseio. Enquanto isso, na indústria do lazer, a versatilidade que os plásticos oferecem, no que diz respeito às cores e diferentes formatos, é o que mais chama a atenção do setor. Sem falar que eles também são mais resistentes às condições climáticas, podendo ser utilizados para fabricação de playgrounds e outros itens externos, sem que a cor e o acabamento sejam comprometidos.
Todos esses exemplos mostram que os plásticos são vantajosos para os mais diversos setores da indústria e é por essa razão que suas aplicações são tão versáteis. Alguns exemplos, são:
A Lamiex é uma indústria brasileira especializada em chapas laminadas de PP e PEAD. No segmento químico e industrial, a empresa conta com algumas linhas de produtos que são indicadas para essas utilidades. São elas:
Além desses produtos, a Lamiex ainda conta com a Lamiparts, que é um serviço de usinagem de peças, utilizado em guias e peças para esteiras transportadoras.
Após esse conteúdo, esperamos que você tenha compreendido a importância dos polímeros no abastecimento do mercado nacional no segmento químico e industrial. E se você deseja conferir mais textos como este, acesse nossas redes e acompanhe nossos conteúdos.
Copyright 2023 @ Lamiex. Todos os direitos reservados.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.