Conheça todas as propriedades físicas, químicas e mecânicas que fazem do plástico um elemento tão importante para o segmento químico e industrial.
As empresas estão constantemente em busca de formas para garantir maior eficiência, economia, segurança e responsabilidade, tanto para as indústrias, quanto para seus consumidores. E é justamente por essas razões que os plásticos têm conquistado tanto espaço no segmento químico e industrial.
As principais razões para a substituição de materiais convencionais pelo plástico são os avanços tecnológicos e as próprias características dos polímeros. Afinal, são essas propriedades que fazem com que o plástico seja tão vantajoso para os mais diversos setores.
Quer saber mais sobre a importância desse material para o segmento químico e industrial e quais são suas principais aplicações? Confira na sequência.
A importância dos polímeros para o segmento químico e industrial
Não é exagero afirmar que as soluções plásticas têm sido fundamentais para o desenvolvimento e inovação do segmento químico e industrial. A verdade é que o plástico possui propriedades químicas, físicas e mecânicas que as outras matérias-primas dificilmente conseguem alcançar.
É por essa razão que os polímeros estão substituindo cada vez mais os metais, aços e cerâmicas. Afinal, suas características oferecem maior versatilidade de uso e melhor desempenho frente a altas temperaturas e solventes, por exemplo.
Uma das principais vantagens do plástico é seu menor peso. Podendo ser até 50% mais leve do que peças fabricadas em metais ou vidros, os polímeros facilitam a produção dentro das fábricas, otimizando o tempo dos processos químicos. A consequência disso é a redução direta da emissão de gases poluentes.
A diminuição dos custos também é um dos fatores mais atraentes para o segmento químico e industrial. Isso vale tanto durante a fabricação, quanto para manutenções. No primeiro caso, isso acontece devido ao menor processamento da resina e as temperaturas mais brandas necessárias, que levam à redução do consumo de energia. Já as manutenções têm custos mais baixos devido à lubrificação dos produtos plásticos, que é menor em comparação com peças de aço e metais.
Outras características
Além da redução dos custos e do menor peso, não podemos deixar de citar outras propriedades físicas dos polímeros que são extremamente importantes para o segmento químico e industrial. Uma delas é a possibilidade de mudar cores, texturas e outras características dos polímeros com facilidade, a partir da adição de certas substâncias. Isso oferece um leque maior de possibilidades no que diz respeito ao design dos produtos.
Mas isso não é tudo. Os plásticos também reduzem as chances de corrosão por agentes e condições ambientais. Ou seja, oferecem uma maior durabilidade. Sem falar que, tanto na fabricação de peças de equipamentos pesados para o processamento químico, quanto de produtos em geral, os polímeros garantem:
- Maior resistência química;
- Maior resistência mecânica;
- Maior resistência térmica;
- Maior resistência a intempéries;
- Maior resistência à tração de ruptura.
Principais aplicações
É claro que todos os setores industriais que utilizam o plástico se beneficiam de todas as vantagens mencionadas acima. Porém, podemos dizer que algumas características são mais importantes, dependendo do segmento.
O baixo peso, por exemplo, é fundamental para a indústria da aviação e automotiva. Afinal, devido a essa propriedade física, os plásticos ajudam a reduzir o consumo de combustível das aeronaves e também contribuem para o desenvolvimento de veículos mais eficientes.
Já na construção civil, os polímeros são muito procurados devido à durabilidade, resistência ao impacto e facilidade de manuseio. Enquanto isso, na indústria do lazer, a versatilidade que os plásticos oferecem, no que diz respeito às cores e diferentes formatos, é o que mais chama a atenção do setor. Sem falar que eles também são mais resistentes às condições climáticas, podendo ser utilizados para fabricação de playgrounds e outros itens externos, sem que a cor e o acabamento sejam comprometidos.
Todos esses exemplos mostram que os plásticos são vantajosos para os mais diversos setores da indústria e é por essa razão que suas aplicações são tão versáteis. Alguns exemplos, são:
- Portas para ambientes refrigerados;
- Tanques para baixas temperaturas;
- Tábuas de corte;
- Bandejas termoformadas;
- Várias aplicações no ramo alimentício;
- Parquinhos;
- Playgrounds;
- Brinquedos;
- Painéis e utensílios para embarcações;
- Móveis para indústria química;
- Armários e bancadas para laboratórios;
- Móveis para área externa;
- Divisórias em banheiros;
- Bebedouros e refrigeração de água;
- Fabricação de órteses;
- Revestimentos para móveis de laboratórios.
Conheça a Lamiex
A Lamiex é uma indústria brasileira especializada em chapas laminadas de PP e PEAD. No segmento químico e industrial, a empresa conta com algumas linhas de produtos que são indicadas para essas utilidades. São elas:
- Lamipro: chapas de polipropileno com alta resistência química, de fácil usinagem e soldagem;
- Lamilen: chapa de polietileno de alta densidade (PEAD) natural ou colorida, oferecendo diversidade de cores;
- Lamiboard: chapa de PEAD dupla texturizada e com anti UV, garantindo uma variedade de cores e texturização diferenciada, além de resistência contra riscos e raios ultravioleta.
Além desses produtos, a Lamiex ainda conta com a Lamiparts, que é um serviço de usinagem de peças, utilizado em guias e peças para esteiras transportadoras.
Após esse conteúdo, esperamos que você tenha compreendido a importância dos polímeros no abastecimento do mercado nacional no segmento químico e industrial. E se você deseja conferir mais textos como este, acesse nossas redes e acompanhe nossos conteúdos.