Pesquisar
Close this search box.

Entenda a importância do plástico para o segmento químico e industrial

Conheça todas as propriedades físicas, químicas e mecânicas que fazem do plástico um elemento tão importante para o segmento químico e industrial.

As empresas estão constantemente em busca de formas para garantir maior eficiência, economia, segurança e responsabilidade, tanto para as indústrias, quanto para seus consumidores. E é justamente por essas razões que os plásticos têm conquistado tanto espaço no segmento químico e industrial.

As principais razões para a substituição de materiais convencionais pelo plástico são os avanços tecnológicos e as próprias características dos polímeros. Afinal, são essas propriedades que fazem com que o plástico seja tão vantajoso para os mais diversos setores.

Quer saber mais sobre a importância desse material para o segmento químico e industrial e quais são suas principais aplicações? Confira na sequência.

A importância dos polímeros para o segmento químico e industrial

Não é exagero afirmar que as soluções plásticas têm sido fundamentais para o desenvolvimento e inovação do segmento químico e industrial. A verdade é que o plástico possui propriedades químicas, físicas e mecânicas que as outras matérias-primas dificilmente conseguem alcançar.

É por essa razão que os polímeros estão substituindo cada vez mais os metais, aços e cerâmicas. Afinal, suas características oferecem maior versatilidade de uso e melhor desempenho frente a altas temperaturas e solventes, por exemplo.

Uma das principais vantagens do plástico é seu menor peso. Podendo ser até 50% mais leve do que peças fabricadas em metais ou vidros, os polímeros facilitam a produção dentro das fábricas, otimizando o tempo dos processos químicos. A consequência disso é a redução direta da emissão de gases poluentes.

A diminuição dos custos também é um dos fatores mais atraentes para o segmento químico e industrial. Isso vale tanto durante a fabricação, quanto para manutenções. No primeiro caso, isso acontece devido ao menor processamento da resina e as temperaturas mais brandas necessárias, que levam à redução do consumo de energia. Já as manutenções têm custos mais baixos devido à lubrificação dos produtos plásticos, que é menor em comparação com peças de aço e metais.

Outras características

Além da redução dos custos e do menor peso, não podemos deixar de citar outras propriedades físicas dos polímeros que são extremamente importantes para o segmento químico e industrial. Uma delas é a possibilidade de mudar cores, texturas e outras características dos polímeros com facilidade, a partir da adição de certas substâncias. Isso oferece um leque maior de possibilidades no que diz respeito ao design dos produtos.

Mas isso não é tudo. Os plásticos também reduzem as chances de corrosão por agentes e condições ambientais. Ou seja, oferecem uma maior durabilidade. Sem falar que, tanto na fabricação de peças de equipamentos pesados para o processamento químico, quanto de produtos em geral, os polímeros garantem:

  • Maior resistência química;
  • Maior resistência mecânica;
  • Maior resistência térmica;
  • Maior resistência a intempéries;
  • Maior resistência à tração de ruptura.

Principais aplicações

É claro que todos os setores industriais que utilizam o plástico se beneficiam de todas as vantagens mencionadas acima. Porém, podemos dizer que algumas características são mais importantes, dependendo do segmento.

O baixo peso, por exemplo, é fundamental para a indústria da aviação e automotiva. Afinal, devido a essa propriedade física, os plásticos ajudam a reduzir o consumo de combustível das aeronaves e também contribuem para o desenvolvimento de veículos mais eficientes.

Já na construção civil, os polímeros são muito procurados devido à durabilidade, resistência ao impacto e facilidade de manuseio. Enquanto isso, na indústria do lazer, a versatilidade que os plásticos oferecem, no que diz respeito às cores e diferentes formatos, é o que mais chama a atenção do setor. Sem falar que eles também são mais resistentes às condições climáticas, podendo ser utilizados para fabricação de playgrounds e outros itens externos, sem que a cor e o acabamento sejam comprometidos.

Todos esses exemplos mostram que os plásticos são vantajosos para os mais diversos setores da indústria e é por essa razão que suas aplicações são tão versáteis. Alguns exemplos, são:

  • Portas para ambientes refrigerados;
  • Tanques para baixas temperaturas;
  • Tábuas de corte;
  • Bandejas termoformadas;
  • Várias aplicações no ramo alimentício;
  • Parquinhos;
  • Playgrounds;
  • Brinquedos;
  • Painéis e utensílios para embarcações;
  • Móveis para indústria química;
  • Armários e bancadas para laboratórios;
  • Móveis para área externa;
  • Divisórias em banheiros;
  • Bebedouros e refrigeração de água;
  • Fabricação de órteses;
  • Revestimentos para móveis de laboratórios.

Conheça a Lamiex

A Lamiex é uma indústria brasileira especializada em chapas laminadas de PP e PEAD. No segmento químico e industrial, a empresa conta com algumas linhas de produtos que são indicadas para essas utilidades. São elas:

  • Lamipro: chapas de polipropileno com alta resistência química, de fácil usinagem e soldagem;
  • Lamilen: chapa de polietileno de alta densidade (PEAD) natural ou colorida, oferecendo diversidade de cores;
  • Lamiboard: chapa de PEAD dupla texturizada e com anti UV, garantindo uma variedade de cores e texturização diferenciada, além de resistência contra riscos e raios ultravioleta.

Além desses produtos, a Lamiex ainda conta com a Lamiparts, que é um serviço de usinagem de peças, utilizado em guias e peças para esteiras transportadoras.

Após esse conteúdo, esperamos que você tenha compreendido a importância dos polímeros no abastecimento do mercado nacional no segmento químico e industrial. E se você deseja conferir mais textos como este, acesse nossas redes e acompanhe nossos conteúdos.

Compartilhe esse post!
Leia mais

21/03/2024

Substituir Chapas de Alumínio por PP ou PEAD

Explore como substituir chapas de alumínio por PP ou PEAD pode beneficiar sua empresa, oferecendo soluções sustentáveis, duráveis e versáteis em diversas aplicações.

07/02/2024

Substituindo o Aço Inox por Chapas de PP ou PEAD: Aplicações e Vantagens

Descubra como chapas de PP e PEAD estão substituindo o aço inoxidável nas indústrias, reduzindo custos e promovendo sustentabilidade. Explore aplicações e por que são alternativas ideais ao aço inox.

15/12/2023

Lamiex recebe homenagem da Prefeitura de Pinhais

Reconhecimento simboliza nossa jornada de inovação, compromisso com a sustentabilidade e dedicação ao desenvolvimento do nosso querido município.

15/12/2023

Time de Voleibol de Curitiba disputará campeonato internacional no Chile com patrocínio da Lamiex

O campeonato acontece em janeiro de 2024 e contará com seleções do Chile, Argentina e Brasil.

08/12/2023

Lamiex alcança marco em sustentabilidade com Certificação obtida na Mentoria ESG

Conquistamos a Certificação ESG, evidenciando o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis. Descubra mais sobre esse marco.

10/10/2023

Lamiex na Mercopar 2023

A Mercopar não é apenas uma feira, é um epicentro de inovação e negócios. Visite o stand da Lamiex e conheça nossos produtos.

Copyright 2023 @ Lamiex. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.