Vantagens do plástico em comparação ao aço

Lamilen, chapas coloridas de PEAD
Especializada na fabricação de chapas laminadas de Polipropileno e Polietileno, a Lamiex Indústria de Plásticos relacionou algumas características em que o plástico possui maior vantagem quando comparado ao aço carbono, podendo ser utilizado em diversos projetos em diferentes tipos de aplicações.

 

Alta resistência química

O polipropileno possui alta resistência ao ataque de reagentes químicos, devido à sua natureza apolar. Desta forma, produtos como sabões, detergentes e álcoois não provocam qualquer alteração nas propriedades do material. O polipropileno possui altíssima resistência a solventes orgânicos, bases e a maioria dos ácidos, exceto os ácidos oxidantes.

 

Resistência à Abrasão

O Polietileno possui boa resistência à abrasão, e pode ser aplicado em contato com com poeira, umidade, óleos, solventes, bases fortes e alguns tipos de ácido, com menor desgaste em comparação ao aço carbono.

 

Lubrificação

A Lamiex desenvolveu o LamiGlide, chapas de PEAD com aditivos autolubrificantes, que proporcionam menor desgaste e alta resistência à abrasão. Em comparação ao metal, além de ser mais leve e emitir menos ruído, a propriedade autolubrificante do LamiGlide diminui a mão de obra e o custo de manutenção de máquinas e equipamentos que necessitam de utilização constante de óleos lubrificantes.

 

Sem Ferrugem

O plástico não enferruja e pode ser aplicado em locais úmidos. O polipropileno (PP) e o polietileno de alta densidade (PEAD) resistem à ação da chuva e maresia, podendo inclusive ser submersos em água salgada sem perder suas características, pois possuem baixa absorção de umidade. Os plásticos são ótimas alternativas para fabricação de peças, utensílios e móveis em locais com condições climáticas adversas, principalmente em cidades litorâneas.

 

Não necessita pintura

Para colorir o metal é necessária a realização de pintura, com a necessidade de manutenção periódica, para reparação de descascados na tinta. O plástico não necessita de pintura e manutenção, pois tanto o polietileno quanto o polipropileno podem ser pigmentados durante a sua fabricação.

Para áreas externas recomendamos a utilização do LamiPro+ produzido em PP ou do LamiBoard produzido em PEAD, pois são materiais que podem ser pigmentados, produzidos com matéria prima virgem, com aditivos que filtram os raios ultravioleta, aumentando sua durabilidade e evitando o desbotamento.

 

Fácil Usinagem

O plástico possui uma imensa vantagem, em comparação ao metal, quanto à facilidade na produção de peças usinadas. O plástico é de fácil realização de cortes e chanfros, proporcionando menor desgaste dos equipamentos e consequente economia de energia.

 

Solda

Além de ser mais fácil de cortar e dobrar o plástico pode ser soldado com facilidade, criando uma emenda impermeável, sendo necessária a utilização de fios de solda aplicadas com um soprador térmico ou extrusora manual.